1º Tango ABC 23/09/2017 Aulas, shows, baile.
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Como usar o corpo
Em qualquer dança, é fundamental a posição correta das diferentes partes do corpo. Da cabeça aos pés devemos distribuir o peso de modo que consigamos manter o equilíbrio, ganhar resistência e principalmente, prevenir lesões.
  
Para um dançarino, o corpo divide-se em vários blocos de peso: a cabeça, o peito, a pélvis e os quadris, as pernas e os pés. Para que a dança seja cômoda e harmoniosa, estes blocos devem estar bem alinhados . Para isto a regra básica é colocá-los diretamente uns em cima de outros na sua forma natural, isto é, apesar de que em alguns movimentos – como no rock – sejam exigidas posturas estranhas, existirá sempre uma forma mais natural e simples de realizá-las. E é esta forma que o dançarino deve encontrar. A cabeça tem que estar na posição vertical com  a mandíbula paralela ao chão. As costas devem estar esticadas, nem tensa, nem levantada mais para um lado que para o outro. A nuca costuma retrair-se por um excesso de tensão na posição. É necessário evitar isto, pois as vértebras cervicais podem ser prejudicadas. O peito e os quadris devem formar uma linha reta. A caixa torácica deve ficar como se estivesse saindo dos quadris, de maneira tal que contribua para alargar a espinha dorsal. O estufamento do peito, entretanto, não deve impedir, em nenhum momento a respiração normal e cômoda e nunca deve ser lançado para frente ou ficar em posição relaxada.
 
Por outro lado, a posição da pélvis deve permitir uma curvatura natural da espinha dorsal e ficar em uma posição mediana, nem muito pra frente, nem muito pra trás. Quando as pernas estiverem retas, os joelhos se colocam automaticamente entre os quadris e os pés. Quando os joelhos se dobram e o pé se levanta, este alinhamento deve permanecer constante para manter o equilíbrio do corpo. O dançarino deve ter sempre em mente sobre qual parte do  pé está apoiando seu peso. Em uma posição rígida normal, o peso deve cair diante da metade do pé. Durante o movimento, o peso se distribuirá por diferentes partes, desde o calcanhar até a ponta do pé, mas o alinhamento dos blocos superiores não deve variar. Em algumas ocasiões, tendemos a nos apoiar no lado externo do pé, levantando a parte interna. É necessário evitar isto em qualquer circunstância. A opção inversa, nos apoiarmos na parte interna e levantar a externa, usa-se com certa freqüência nos ritmos latinos.
  
O uso dos pés
 
Coloque seu peso mais perto do começo dos dedos do que no calcanhar.Alinhe seus pés de maneira tal que estejam paralelos e com o pé direito entre os dela.Dê passos retos, apontando diretamente para frente, tanto nos passos para frente como nos passos para trás.O movimento do passo deve nascer dos quadris, permitindo que a perna se movimente livremente desde a articulação.Não arraste os pés. Realize os passos em seqüências de levantamentos; avance e pouse com seqüências bem definidas e idênticas entre elas.Nas danças rápidas, dê passos mais curtos e, nos lentos, passos mais longos, sem esquecer que o seu parceiro pode ter as pernas mais curtas do que você.
Quando for mudar de direção, manterá melhor o seu equilíbrio se seus pés não estiverem nem muito próximos nem muito distantes entre eles.
  
Posição das costas
  
Para se acostumar a manter uma boa posição, deite no chão, fazendo um ângulo reto com os joelhos, e os pés em contato com o chão. Respire e relaxe todo o corpo e force as costas a ficar em contato total com o chão. Procure fazer com que fique o menor espaço livre possível entre o chão e as costas apesar de que sempre haverá um espaço na zona onde as costas são mais curvas. Mais adiante, realize o exercício  contra uma parede, deixando que os braços fiquem soltos livremente nos lados. Os pés devem estar a uns quinze ou vinte centímetros da parede.
  
O giro começa no peito
  
Os giros a esquerda e a direita, especialmente no swing, é necessário que comecemos a realizar os movimentos na base da caixa torácica e quebrar os quadris para incrementar a força de ação e é aqui que os pés interferem. Isto facilitará a criação de um giro mais articulado e vivo, começando pelos pés e arrastando o resto do corpo.
Coleção: AS MELHORES DICAS DE DANÇA DE SALÃO
 
Edições del Prado, 1999.
 

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!





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