Utilize seu Vale Cultura nas aulas de Jazz,
Tango, Samba Rock, Zouk!
Destaques e Promoções
UMA NOITE EM BUENOS AIRES 2017
Adquira seu convite com 50% de desconto, no momento da compra digite o código "renatomota", www.ingressorapido.com.br TRIBUTO A ASTOR PIAZOLLA COM AMELITA BALTAR, CARLOS BUONO, ALBERTO BIAN... Ver Mais
A Dança dos Noivos, Surpreenda!
A dança dos noivos é certamente um dos momentos mais esperado de uma festa de casamento, e também o ponto alto da celebração da união entre um casal. Aulas particulares em salas privativas c... Ver Mais
Vamos viajar!!!
Feriado de Tiradentes de 21 a 23/04. 1º Passeio 2017 - Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.... Ver Mais
desde 1988 ensinando a arte de dançar.
Menu Principal
Newsletter
Receba novidades do Studio Renato Mota periodicamente. Cadastre-se agora.
 Nome:
 E-mail:

MEMBRO DO:
 
Valsa Vienense
A revolução do século XIX

Logo após a revolução francesa, surgiu na Alemanha uma dança que causou a mesma polêmica ocorrida com o tango entre os defensores da moral e professores de dança. A juventude adotou a dança da moda que, entre outras coisas, implicava em uma relação “indecente” entre o casal. 

O escândalo já era esperado. Pois, desde meados do século XVII, o minuet era uma verdadeira febre nos salões da Europa; uma dança executada com pequenos passos e, em muitas ocasiões, com uma coreografia particular –o protocolo- que refletia a condição social dos dançarinos.

Com o surgimento da nova dança, os casais tinham um contato despudorado. A coreografia substituía a inspiração do momento, os passos discretos eram substituídos por um movimento majestoso e livre, o que ia contra a estética estabelecida e o ideal romântico do indivíduo, desrespeitando as normas sociais. A dança era romântica por excelência. A valsa nasceu nas classes populares da Áustria e no sul da Alemanha, onde haviam várias danças similares, com nomes como Dreher (“torneiro”), deutscher tanz (“dança alemã”) ou walzen (“girar”, “rodar”).

O berço da valsa foi Viena, mas sua popularidade não demorou muito para se estender. Na França do início do século XIX, a valsa era o pedido mais comum no salão de dança. Em seguida, a valsa invadiu a Inglaterra e, pouco a pouco,  a resistência contra ela foi amenizando. Por exemplo, em 1812, na corte de Berlim, a proibição de dançar valsa foi abolida. Em 1819, a música clássica realizou uma aliança que rendeu muitos frutos: o convite à dança de Carl Maria von Weber (1786-1826). Joseph Lanner (1808-1843) e Johann Strauss - pai (1804-1849) e filho (1825-1899)- aceitaram esta dança e desenvolveram sua própria visão da valsa: uma música graciosa, leve, de ritmo vivo e melodia brilhante. Johann Straus –filho- levou a valsa ao auge com An der schönen blauen Donau (Danúbio Azul). Após este episódio, o estilo da valsa vienense já estava perfeitamente definido. Com base na sensação impulsiva, na agilidade e no dinamismo requisitados pelos dançarinos, a harmonia foi constituída de maneira que proporciona a cada compasso um acorde próprio. É particularmente característico desta dança que o segundo tempo do acompanhamento adiante-se ligeiramente, apenas uma fração de segundo, para alcançar o seu peculiar acento rítmico.

Coleção: AS MELHORES DICAS DE DANÇA DE SALÃO

Editora: DEL PRADO                                                                                
 

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!





Se quiser ver mais pesquisas de danças, clique aqui

  Principal
Quem Somos
Cursos e Aulas
O que fazemos
Localização
Últimas Notícias
Perguntas Frequentes
Contato
  Outros
Depoimentos
Sapatos e Sandálias
Agenda de bailes
Video aulas didáticos
Curso de Formação
Promoções da Semana
  Aulas
Dança de Salão
Country, Sertanejo e Forró
Soltinho
Tango Milongueiro, Salão e Novo
Salsa, Zouk, Bachata e Merengue
Valsa Vienense
Pagode , Samba Rock e Gafieira
  Redes Sociais

Empresas do Grupo
Loja Virtual, Renato Mota. Acessem! Acesse Agenciados: Arte, Moda e Beleza! Acesse Formação em Dança de Salão!
© Studio de dança Renato Mota · Escola de Dança em Santo André - ABC - São Paulo. Aulas, cursos, shows, Dança de Salão. Todos os direitos reservados. · by AGENCIA GIGA!