1º Tango ABC 23/09/2017 Aulas, shows, baile.
D. de Salão aos Domingos.
Destaques e Promoções
Formação de profs. em Dança de Salão.
Ainda da tempo de iniciar... Setembro de 2017 - Formação nível Técnico profissionalizante e Internacional pela CID. Unesco, Paris. Voltado para estudantes "em curso" quanto para profissionai... Ver Mais
1º Tango ABC Conexão Brasil Argentina...
Workshops, apresentações, baile com três horas de musica ao vivo mais DJ nas cortinas de Ritmos de Danças de Salão. Sábado dia 23 de Setembro de 2017.... Ver Mais
A Dança dos Noivos, Surpreenda!
A dança dos noivos é certamente um dos momentos mais esperado de uma festa de casamento, e também o ponto alto da celebração da união entre um casal. Aulas particulares em salas privativas c... Ver Mais
desde 1988 ensinando a arte de dançar.
Menu Principal
Newsletter
Receba novidades do Studio Renato Mota periodicamente. Cadastre-se agora.
 Nome:
 E-mail:

MEMBRO DO:
 
A DANÇA E A PSICOMÚSICA
Segundo Moreno os domínios da pantomima, do ritmo, dança e música, e o domínio do (aparentemente) absurdo. São necessários métodos para a exploração e desenvolvimento de uma psicopatologia sem linguagem, não-semântica. Um exemplo ilustrativo de tal método é a experimentação com os estados de espontaneidade, com o processo de aquecimento preparatório (warming-up) e com o movimento do corpo no espaço. Não lidamos, principalmente, com a associação de palavras. Nenhum processo verbal era esperado.
O corpo fez seu aquecimento preparatório para uma dança e, eventualmente, surgiu um dialogo. Portanto, sugerimos sinais não-semanticos análogos às notas musicais para representar um curso de ação intermédio, um entrelaçamento de complexos emotivos. O terapeuta da dança foi diferençado em duas categorias: ator-dançarino que dança para curar-se – autocatarse – e o ator-dançarino que dança para representar um grupo de espectadores, os quais co-experimentam com ele o desempenho da dança –catarse coletiva.

Pantomima:

De todas as facetas do teatro profissional, a pantomima é classificada como a mais difícil, a que mais consome tempo e tecnicamente a mais complicada.

A visibilidade, gesticulação, expressão, absorção e energia são o que há de mais importante em pantomima.

Consistência; Resistência exagerada; Expressão e gestos exagerados; são as três propriedades necessárias para realizar pantomima;

Consistência: 
Os objetos representados devem manter o mesmo tamanho. Um volante não pode diminuir e aumentar; os copos não podem pairar no ar, devem ser colocados em algum lugar; um cabo de vassoura não é um macarrão escorregadio.

Resistência exagerada:
Se na mímica empurramos uma porta, puxamos uma corda, levantamos uma mala, apertamos um botão, colhemos uma flor, batemos em uma porta, levantamos um peso, apertamos um parafuso, pregamos um botão ou representamos uma outra ação qualquer, a resistência contra o objeto deve ser exagerada e “maior” do que na vida real. Colher flores pode não exigir esforço algum, mas na pantomima o ator deve praticar a ação mais definida, mais pronunciada, maior.

Expressão e gestos exagerados:
Se na mímica apontamos para alguém, choramos, rimos, ficamos alegres ou tristes, reagimos com espanto, horror ou felicidade, os gestos e expressões faciais usados devem ser exagerados, tornados maiores, do que na vida real.

 Semântica = estudo das mudanças ou trasladações sofridas, no tempo e no espaço, pela significação das palavras.

Não lidamos, principalmente, com a associação de palavras. Nenhum processo verbal era esperado. O corpo fez seu aquecimento preparatório para uma dança e, eventualmente, surgiu um dialogo. Portanto, sugerimos sinais não-semanticos análogos às notas musicais para representar um curso de ação intermédio, um entrelaçamento de complexos emotivos.

Experimentação com os estados de espontaneidade, com o processo de aquecimento preparatório (warming-up);

Os estados espontâneos são gerados por vários dispositivos de arranque. O sujeito coloca o seu corpo e mente em movimento, usando atitudes corporais e imagens mentais que o levam a alcançar esse estado. (warming-up)

Ator-dançarino que dança para curar-se – auto catarse;

A catarse mental que esperamos terá lugar no ator, na mente da pessoa que está sofrendo a tragédia. O local da catarse transferiu-se dos espectadores para o palco. Os atores são os pacientes; eles necessitam da catarse, então todo o processo que se desenrola no palco tem de ser reconsiderado.

Catarse coletiva; Ator-dançarino que dança para representar um grupo de espectadores, os quais co-experimentam com ele o desempenho da dança.

Psicodrama J.L.Moreno - Cultrix

Jogos Teatrais M.C.Novelly

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!





Se quiser ver mais pesquisas de danças, clique aqui

  Principal
Quem Somos
Cursos e Aulas
O que fazemos
Localização
Últimas Notícias
Perguntas Frequentes
Contato
  Outros
Depoimentos
Sapatos e Sandálias
Agenda de bailes
Video aulas didáticos
Curso de Formação
Promoções da Semana
  Aulas
Dança de Salão
Country, Sertanejo e Forró
Soltinho
Tango Milongueiro, Salão e Novo
Salsa, Zouk, Bachata e Merengue
Valsa Vienense
Pagode , Samba Rock e Gafieira
  Redes Sociais

Empresas do Grupo
Loja Virtual, Renato Mota. Acessem! Acesse Agenciados: Arte, Moda e Beleza! Acesse Formação em Dança de Salão!
© Studio de dança Renato Mota · Escola de Dança em Santo André - ABC - São Paulo. Aulas, cursos, shows, Dança de Salão. Todos os direitos reservados. · by AGENCIA GIGA!