Salsa, Zouk, Bachata, Samba Rock, Tango...
D. de Salão aos Domingos.
Destaques e Promoções
Zouk, Bachata e Salsa. Kizomba Cursos...
Turmas às quartas-ferias 21h30 ou as sextas-feiras 20h30 com Zouk, Salsa e Bachata ou Zouk aos domingos às 14h30 ou Kizomba em aulas particulares. Salas climatizadas. ... Ver Mais
PROMOÇÕES DA SEMANA ATÉ 30/11
Mas atenção, a promoção com Jazz Dance e Alongamento é valida até dia 30/11 no valor do plano semestral sem os desconto.... Ver Mais
Formação de profs. em Dança de Salão.
Ainda da tempo de iniciar... Outubro de 2017 - Formação nível Técnico profissionalizante e Internacional pela CID. Unesco, Paris. Voltado para estudantes "em curso" quanto para profissionais... Ver Mais
desde 1988 ensinando a arte de dançar.
Menu Principal
Newsletter
Receba novidades do Studio Renato Mota periodicamente. Cadastre-se agora.
 Nome:
 E-mail:

MEMBRO DO:
 
Regras da dança esportiva

Como em qualquer outra modalidade, na dança de salão existem diferentes categorias, segundo o nível e a idade dos participantes. A principal divisão é feita entre profissional e amador. O primeiro participa em apenas um grupo, sem diferença de idade ou nível. O grupo dos amadores é subdividido em outras categorias.

 

A Federação Internacional de Dança Esportiva (Internacional Dance Sport Federation) é o órgão responsável pelas regras da dança de competição e, em função dos seus critérios, as federações nacionais estabelecem suas próprias regras.

 

Existem dois tipos de encontro: os campeonatos e as competições avaliadas por pontos. Um campeonato não pode receber tal denominação sem a aprovação da federação nacional, e apenas seus vencedores recebem o título de campeão. O local de realização do evento deve ser especificado no título. Um campeonato é considerado aberto quando são admitidos dançarinos de outras localidades, e quando é restrito aos dançarinos de um local, é chamado fechado. Os campeonatos podem englobar todas as especialidades ou combinar a standard e a latina, ficando limitados a uma’, determinada categoria de dançarinos - amadores e profissionais: S, A, D, C, De E.

 

O título do campeonato deve apresentar: a especialidade, a área territorial (quando for de caráter fechado), a área de admissão (no caso de aberto); caso não esteja especificado, entende-se que é aberto a todos, o grupo-se não for especificado, trata-se de um grupo adulto-, e o ano de realização. Por exemplo: Campeonato da França de Danças Latinas de 2001 ou Campeonato de Dez Danças Youth de Aquitania de 2000.

 

As competições avaliadas por pontos estabelecem divisões dentro de cada categoria e permitem a promoção de um dançarino às categorias superiores. Uma competição não poderá ser avaliada por um sistema de pontuação sem a aprovação da federação nacional. Uma comissão de competição será responsável pelo registro do casal e seus resultados, contendo todas as pontuações e as posições alcançadas nos diferentes encontros; tanto na fase final como nas eliminatórias.

 

É proibida em todas as danças, grupos e categorias, a execução de lifts (movimento no qual um dos dançarinos mantém simultaneamente ambos os pés sem tocar o chão durante mais de um tempo do compasso graças ao apoio do par). Nas competições limitadas às categorias D e E, é obrigatório o uso de um vestuário simples, sem nenhum tipo de adorno - jóias, franjas etc. - e os tecidos transparentes ou brilhantes são proibidos. O dançarino deve usar calça comprida, camisa e gravata ou um laço e, se desejar um colete.

 

Nas danças standard, a camisa deve ser branca, e nas latinas branca ou preta sem combinar as duas cores. As outras peças de roupa e complementos devem ser preto ou em tom escuro. O vestuário feminino é composto de uma saia com uma blusa ou um vestido de apenas uma cor.

 

A competição será coordenada por um diretor de competição, que terá como ajudante um secretário de competição e uma equipe de apuração. O diretor de competição é responsável, entre outras coisas, pelo cumprimento da norma que padroniza as roupas dos participantes, pela música que deve ter velocidade e duração estipuladas, pela decisão de distribuição dos casais nas diferentes séries em cada eliminatória -com exceção da final, onde nem todos dançam ao mesmo tempo- e anunciar os casais eliminados por algum juiz, assim como notificar tais acontecimentos aos outros jurados.

 

Agrupamento por idade

Os casais são classificados de acordo com a idade, nos seguintes grupos:

Juvenil I:Dançarinos até 9 anos de idade.
Juvenil II:Dançarinos entre 10 e 11 anos de idade.
Júnior I:Dançarinos entre 12 e 13 anos de idade.
Júnior II:Dançarinos entre 14 e 15 anos de idade.
Youth:Dançarinos entre 16 e 18 anos de idade.
Adulto I:Dançarinos entre 19 e 24 anos de idade.
Adulto II:Dançarinos entre 25 e 34 anos de idade.
Senior I:Dançarinos entre 35 e 44 anos de idade.
Sênior II:Dançarinos com idade superior aos 45 anos.

Especialidades e categorias

As danças esportivas possuem as seguintes especialidades:


Danças standard: valsa inglesa, tango, valsa vienense slow fox e quickstep.
Danças latinas: chá-chá-chá, samba, rumba, pasodoble e jive.
Dez danças: standard e latina.
Danças de formação: standard e latina.
Em cada especialidade ou combinação especializada, os dançarinos são classificados respeitando uma escala de categorias, classificadas de superior a inferior: S, A, D, C, D, E.
Em todas as especialidades, a categoria que possui um casal é considerada a mais alta. Um dançarino pode ter diferentes categorias para cada dança, e por isso, as especialidades são rnisturadas. A categoria do casal será definida de acordo com o seu nível.
Cada grupo de idade possui as seguintes categorias:
Juvenil I:E, D
Juvenil II:E, D
Júnior I:E, D, C
Júnior II:E, D, C, B
Youth:E, D, C, B, A
Adulto I:E, D, C, B, A, S
Adulto II:E, D, C, B, A, S
Sênior I:E, D, C, B, A
Sênior II:E, D, C, B
O(a) competidor(a) iniciante possui a categoria E.

 

Coleção: AS MELHORES DICAS DE DANÇA DE SALÃO

Edições del Prado, 1999.

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!





Se quiser ver mais pesquisas de danças, clique aqui

  Principal
Quem Somos
Cursos e Aulas
O que fazemos
Localização
Últimas Notícias
Perguntas Frequentes
Contato
  Outros
Depoimentos
Sapatos e Sandálias
Agenda de bailes
Video aulas didáticos
Curso de Formação
Promoções da Semana
  Aulas
Dança de Salão
Country, Sertanejo e Forró
Soltinho
Tango Milongueiro, Salão e Novo
Salsa, Zouk, Bachata e Merengue
Valsa Vienense
Pagode , Samba Rock e Gafieira
  Redes Sociais

Empresas do Grupo
Loja Virtual, Renato Mota. Acessem! Acesse Agenciados: Arte, Moda e Beleza! Acesse Formação em Dança de Salão!
© Studio de dança Renato Mota · Escola de Dança em Santo André - ABC - São Paulo. Aulas, cursos, shows, Dança de Salão. Todos os direitos reservados. · by AGENCIA GIGA!