Salsa, Zouk, Bachata, Samba Rock, Tango...
D. de Salão aos Domingos.
Destaques e Promoções
Zouk, Bachata e Salsa. Kizomba Cursos...
Turmas às quartas-ferias 21h30 ou as sextas-feiras 20h30 com Zouk, Salsa e Bachata ou Zouk aos domingos às 14h30 ou Kizomba em aulas particulares. Salas climatizadas. ... Ver Mais
PROMOÇÕES DA SEMANA ATÉ 30/11
Mas atenção, a promoção com Jazz Dance e Alongamento é valida até dia 30/11 no valor do plano semestral sem os desconto.... Ver Mais
Formação de profs. em Dança de Salão.
Ainda da tempo de iniciar... Outubro de 2017 - Formação nível Técnico profissionalizante e Internacional pela CID. Unesco, Paris. Voltado para estudantes "em curso" quanto para profissionais... Ver Mais
desde 1988 ensinando a arte de dançar.
Menu Principal
Newsletter
Receba novidades do Studio Renato Mota periodicamente. Cadastre-se agora.
 Nome:
 E-mail:

MEMBRO DO:
 
Dicas para as cinco danças padrão

Elegância e sobriedade são as palavras mais adequadas para definir as danças padrão. Para executá-Ias, o dançarino deve ter habilidade suficiente para agrupar os movimentos e executar as transições entre os diferentes movimentos com total destreza, sem perder a continuidade, inclusive nas danças mais marcadas como o quickstep.

 

Para obter a continuidade desejada nas danças padrão comece o ensaio praticando a forma característica de avançar-ao avançar a perna direita, adiante o ombro esquerdo e posicione a cabeça de lado, dirigindo o olhar à direita. Como você pode perceber, o movimento da dança não exige apenas o uso das pernas mas de todo o corpo. A flexão dos joelhos é muito usada em danças como a valsa, a valsa lenta e o slow fox para acentuar alguns pontos da dança. É fundamental que a flexão e a extensão dos joelhos sejam realizadas suavemente, sem demonstrar nenhum esforço.

 

Para conseguir isso, faça o seguinte ensaio: mantenha os pés juntos e as pernas retas, flexione os joelhos sem separar as pernas e sem elevar os calcanhares do chão, levante-se novamente e flexione os joelhos mais uma vez, apoiando o peso do corpo na ponta dos pés para que na segunda volta você possa levantar-se paulatinamente sobre os pés. Este movimento envolve tanto a flexibilidade como o equilíbrio. Evite utilizar os braços para manter a estabilidade caso você sinta necessidade. Os movimentos bruscos também devem ser evitados.

As danças de ritmo mais acentuado como a polca e o quickstep, têm em comum o passo chassé, no qual um pé surpreende o outro dando um pequeno salto. Para realizar este passo com facilidade, comece com as pernas juntas, separe a direita e dê um pequeno salto com a esquerda. Agora, repita o exercício separando a perna esquerda. É muito importante praticar este exercício com o ritmo rápido de uma polca ou um quickstep, com um movimento por tempo: separa-salto-separa-salto... Para manter o ritmo, o salto deve ser rápido e de pouca altura.

Um dos problemas mais freqüentes enfrentado pelo aprendiz nas danças padrão são os giros, executados tanto como recurso estético como para mudar de direção - neste caso meia volta.

Para realizar o giro corretamente e não ficar perdido, procure manter o olhar fixo em um ponto qualquer e depois gire o corpo. Você deve mover a cabeça rapidamente e retomar o olhar ao ponto inicial, já que de outra maneira a posição da cabeça ficará incômoda, podendo causar tontura.

 

Para habituar o pescoço a estes movimentos um pouco bruscos, inicie o movimento pela posição direita, incline a cabeça várias vezes para frente e para trás lentamente, sem forçar as vértebras. Deixe a musculatura do ombro totalmente relaxada. Depois, curve a cabeça para a direita e para a esquerda até sentir uma leve tensão no pescoço. A prática desses exercícios ajuda a acelerar o processo de aprendizagem das danças padrão.

 

Dicas para as danças padrão

 

A valsa vienense, rainha da danças de salão e a mais elegante delas, requer um bom rendimento das pernas, uma vez que seu ritmo é bastante intenso. A base da dança é muito fácil, porque não permite muitas coreografias: a parte mais difícil é conseguir um movimento homogêneo que proporcione a sensação de deslizar na pista. A valsa inglesa, ou valsa lenta, parece ser mais fácil por ter um ritmo mais lento, porém requer mais segurança do(a) dançarino{a) pela maior quantidade de movimentos. a segredo da estética desta dança está na flexão dos joelhos no primeiro tempo.

 

O tango argentino e o tango de competição guardam notáveis diferenças: no tango de competição o{a) dançarino{a) não executa movimentos marcados da cintura, os passos são mais longos, a quantidade de "caídas" são menores e os giros de cabeça são mais rápidos. No slow fox, os movimentos para frente e para trás devem estar perfeitamente alinhados. Em função do caráter continuo e fluido do slow fox, é difícil realizar flexões e extensões de joelho realmente suaves. Quando você for dançar o slow fox, lembre-se que os músculos do corpo devem ser usados como se fossem uma mola ou mesmo amortecedores de carro, proporcionando leveza aos movimentos dos pés e às mudanças de distribuição de peso, sem que para isso você tenha que contrair os músculos. a joelho absorve o peso do corpo, quando flexionado. Por esse motivo é que deve ser flexionado antes dos pés receberem peso do corpo.

 

O quickstep é o contrário do slow fox: os movimentos unidos transformam-se em passos saltados e pontilhados, nos quais os pés apoiam-se no chão apenas por um instante.

 

  
 Características das danças padrão 
DançaEstiloCompassoCompassoTemposDuraçãoAcentos
   por minutopor minutoda competiçãoem tempos
Slow foxNobre, indiferente, passos amplos4/4301201,5-2 minutos1-3
QuickstepDescontraído, energético4/4522081,5-2 minutos1+3
Valsa vienenseSuave, unido, aparência de voar sobre o chão3/430901,5-2 minutos1
TangoContraste entre dinâmico e submisso2/4301321-1,5 minutos1+3
ValsaRotação, balanceio3/4601801,5-2 minutos1

 

Coleção: AS MELHORES DICAS DE DANÇA DE SALÃO

Edições del Prado, 1999.

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!





Se quiser ver mais pesquisas de danças, clique aqui

  Principal
Quem Somos
Cursos e Aulas
O que fazemos
Localização
Últimas Notícias
Perguntas Frequentes
Contato
  Outros
Depoimentos
Sapatos e Sandálias
Agenda de bailes
Video aulas didáticos
Curso de Formação
Promoções da Semana
  Aulas
Dança de Salão
Country, Sertanejo e Forró
Soltinho
Tango Milongueiro, Salão e Novo
Salsa, Zouk, Bachata e Merengue
Valsa Vienense
Pagode , Samba Rock e Gafieira
  Redes Sociais

Empresas do Grupo
Loja Virtual, Renato Mota. Acessem! Acesse Agenciados: Arte, Moda e Beleza! Acesse Formação em Dança de Salão!
© Studio de dança Renato Mota · Escola de Dança em Santo André - ABC - São Paulo. Aulas, cursos, shows, Dança de Salão. Todos os direitos reservados. · by AGENCIA GIGA!