1º Tango ABC 23/09/2017 Aulas, shows, baile.
D. de Salão aos Domingos.
Destaques e Promoções
Formação de profs. em Dança de Salão.
Ainda da tempo de iniciar... Setembro de 2017 - Formação nível Técnico profissionalizante e Internacional pela CID. Unesco, Paris. Voltado para estudantes "em curso" quanto para profissionai... Ver Mais
1º Tango ABC Conexão Brasil Argentina...
Workshops, apresentações, baile com três horas de musica ao vivo mais DJ nas cortinas de Ritmos de Danças de Salão. Sábado dia 23 de Setembro de 2017.... Ver Mais
A Dança dos Noivos, Surpreenda!
A dança dos noivos é certamente um dos momentos mais esperado de uma festa de casamento, e também o ponto alto da celebração da união entre um casal. Aulas particulares em salas privativas c... Ver Mais
desde 1988 ensinando a arte de dançar.
Menu Principal
Newsletter
Receba novidades do Studio Renato Mota periodicamente. Cadastre-se agora.
 Nome:
 E-mail:

MEMBRO DO:
 
Dança estimula mais qualidade de vida

Olhos nos olhos, corpos bem alinhados, passos harmoniosos respeitando a melodia. È cada vez maior o número de casais que, animados com a repercussão de programas de televisão, investem numa forma de melhorar a qualidade de vida: a dança de salão.

  Para o coreógrafo e dançarino Renato Mota, a procura pelas danças de salão vem crescendo de uns quatro anos para cá. “temos aproximadamente 300 alunos que freqüentam a escola e um total de dois mil alunos por mês, pois também dou aulas em 10 unidades da rede Sesc”. Para Renato Mota, a dança de salão tem um papel de desinibir as pessoas. “No começo, os alunos são mais tímidos, e, com o passar de tempo, ficam mais motivados e desinibidos. A dança funciona como uma terapia”.

  Foi com o propósito de melhorar a qualidade de vida que o funcionário público, Orlando Aparecido da Silva decidiu fazer dança de salão. “Sempre tive vontade, mas nunca havia oportunidade para fazer. Depois que vi o programa do Faustão na tevê e o Renato Mota foi até a firma falar de dança, reuniu um grupo de amigos do trabalho e há um mês fazemos aula”, comenta,

  A colega de trabalho, Sandra Regina de Abreu, encarregada de Departamento Pessoal, diz que curte gafieira e na dança encontrou uma maneira de sair da vida sedentária sem partir para a ginástica propriamente dita. “como não gosto da academia de ginástica, encontrei na dança uma forma de diversão e qualidade de vida”, diz animada.

  Além da descontração da aula, o aprendizado da dança de salão incentiva a vida social de quem pratica e o convívio entre os casais funciona como terapia. “Na escola nós estimulamos esse contato entre os grupos, então, cria-se um ambiente de amizade muito bom. Há grupos que marcam balada em clubes para estreitar esse contato. É muito saudável”, ressalta Renato Mota.

  Com pouco mais de um mês de aula, a gerente de Recursos Humanos, Eliana Lira, sente essa união. “Depois que comecei fazer dança minha vida melhorou. Estou mais elétrica, com mais vontade e disposição para a vida”, diz a aluna que adora gafieira e forró.

  Segundo o coreógrafo Renato Mota, não existe dança mais difícil do que a outra. “A dificuldade é igual para todos os ritmos. O que existe é uma diferença na forma de aprender determinado ritmo”, observa..“Há ritmo que exige pensar mais, como o tango, que na verdade é tão simples de aprender quanto o bolero, mas exige um grau de concentração maior”, explica.

  Num mundo em que quase tudo é virtual com e-mails, sites e até namoros a distância a dança de salão resgata o convívio pessoal e prova que o ser humano quer estar junto. 
 
ORIGEM DAS DANÇAS

  As primeiras danças de casais chamavam-se danças sociais e surgiram na Europa no século XIV. Na época, somente a corte, formada por nobre e aristocratas, dançam-nas. A popularização das danças sociais só ocorreu em 1820, com o chamado minueto.

  Samba- Nasceu da influência de rimos africanos. Apareceu primeiramente na Bahia e posteriormente no Rio de Janeiro. A palavra samba vem de ‘semba’, que significa umbigo na língua de Angola, por isso, o ritmo também ficou conhecido como umbigada.

  Salsa- Surgiu na zona rural em Cuba. No início, os pares ficavam soltos. Somente com a chegada dos franceses ao país, no final do século XVIII, o ritmo passou a aproximar os casais.

  Forró- Mistura de ritmos africanos e europeus, a origem do termo forró é controversa: há quem diga que vem da palavra inglesa “for all”, que significa ‘para todos’. Há ainda os que afirmam que a origem vem do africano “forrobodó”, que significa festa, bagunça.

  Xote- De origem européia, o ritmo surgiu nos salões da corte, no final do século XIX.

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!





Se quiser ver mais reportagens, clique aqui

  Principal
Quem Somos
Cursos e Aulas
O que fazemos
Localização
Últimas Notícias
Perguntas Frequentes
Contato
  Outros
Depoimentos
Sapatos e Sandálias
Agenda de bailes
Video aulas didáticos
Curso de Formação
Promoções da Semana
  Aulas
Dança de Salão
Country, Sertanejo e Forró
Soltinho
Tango Milongueiro, Salão e Novo
Salsa, Zouk, Bachata e Merengue
Valsa Vienense
Pagode , Samba Rock e Gafieira
  Redes Sociais

Empresas do Grupo
Loja Virtual, Renato Mota. Acessem! Acesse Agenciados: Arte, Moda e Beleza! Acesse Formação em Dança de Salão!
© Studio de dança Renato Mota · Escola de Dança em Santo André - ABC - São Paulo. Aulas, cursos, shows, Dança de Salão. Todos os direitos reservados. · by AGENCIA GIGA!