A procura em academias por aulas de salsa e merengue não para. Tanto que algumas até abriram nova turmas.Pode ser pela chegada do verão, esquentando ainda mais o sangue latino;pelas rádios e pistas de dança,que tem dado audiência às músicas latinas na programação; devido à influencia da novela Salsa e Merengue, da Rede  Globo. Não importa,não importa afinal dançar salsa ou merengue faz bem a saúde, diverte e contagia.

     Nas academias cerca de 35% dos interessados em dança procuram o ritmo do momento. “Atualmente,entre as danças de salão, mais procuradas são salsa merengue,samba e bolero”, garante o professor Renato Mota, 25 anos, do Oásis Company Dance,em Santo André. A salsa e o merengue são tão requisitados que haverá um curso de férias e, janeiro, no Shoping Santo André. “Vamos dar abordagem especifica à esses dois ritmos, pois se a pessoa aprende vários ritmos ao mesmo tempo acaba não assimilando bem nenhum deles” , explica Mota.

     Para o professor Fábio Roberto de Freitas,40 anos,Rio de Janeiro que há dois da aula no Instituto de Arte Coreográfica, em Santo André, a novela influencia bastante. “Foi assim com Kananga do Japão, que trouxe tango, bolero e samba;Rainha da Sucata ,com Lambada; Dancig Days, com as discotecas; Explode Coração,com a dança flamenca.”Mas também há outra explicação para a dança agradar tanto os brasileiros. “É alegre sensual.Tem tudo a ver com a personalidade brasileira” Para medir o grau de interesse das pessoas pelo ritmo caribenho Freitas fez uma aula aberta apenas de salsa e merengue. “A receptividade foi incrível.Quase 40 casais participaram da aula” , lembra.

     A professo ra Maria Isabel dos Santos, 37 anos,da Fit By Dancing de São Bernardo do Campo recomenda o ritmo para aliviar o stress e a tensão. “O ritmo é contagiante, as pessoas esquecem os problemas  enquanto estão dançando” .A procura foi tão grande que a academia está inovando: há uma aula especial para surdos. “A adaptação é muito rápida.Eles sentem as batidas, o ritmo e acompanham a aula com facilidade”, conta Maria Isabel.

     DE CUBA – A Salsa já existe desde os anos 50. Ao fugir de Cuba, os refugiados que desembarcaram na Flórida, Estados Unidos, levaram o ritmo que foi incorporado ao Jazz, rock e soul. A partir dos anos 60, já possuía as características de hoje.Já o merengue nasceu na República Dominicana, mais se popularizou em Mar del Plata (Argentina), também nos anos 60.”Lá havia bandas tocando a cada inço quarteirões.Quando tocavam merengue,as pessoas paravam de dançar”,explica Mota. “O merengue é uma marchinha de samba mais rápida”,completa. 
 
     Diário do Grande ABC, Outubro de 97

Aulas de ritmos latinos:

Salsa, Zouk e Bachata
às quartas feiras das 21h30 às 22h30 ou
às sextas feiras das 20h30 às 21h30

Bachata
às quartas feiras das 19h30 às 20h30

Zouk
aos Domingos das 14h30 às 15h30

Kizomba 
só em aulas particulares ou grupo fechado.

Agende sua aula (11) 4426-9343/ 993575691 whatsapp

Não pode em nenhum destes horários!
Agende uma aula particular, escolha o dia e horário.

Salas climatizadas!

Inscrições na sede do Studio de Dança Renato Mota
Rua Marechal Floriano, 386, Vila Gilda, Santo André - SP.

Para saber mais sobre Aulas de Kizomba, Zouk, Bachata e Salsa em Santo André 11 4426-9343
Aula de Kizomba, Zouk, Bachata e Salsa em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, 
Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Diadema, 
Atendemos todo o grande abc.

#bachata #zouk #salsa #kizomba #merengue