Dança de salão é o nome genérico de ritmos dançados em dupla como, por exemplo, salsa, bolero, zouk, samba, forró, merengue, tango, valsa, etc. Cada um desses estilos tem características próprias. Dos ritmos mais lentos aos mais agitados, a dança de salão tem um gênero que agrada a todos os gostos. Cada vez mais a dança de salão ganha adeptos. Uma curiosidade é a excelente aceitação dos jovens, que procuram escolas e academias para atender as técnicas.

Quem acha que a dança de salão ficou nos bailes da terceira idade parece se esquecer que o forro há tempos faz sucesso nas pistas. Além disso, a salsa e o zouk também estão em alta. A salsa é mais conhecida, veio de Cuba e surgiu da fusão de ritmos caribenhos. É bem animada e pode ser dançada mais solta ou juntinho do par. O zouk ainda não é tão famoso. O estilo da música é o reggaeton, mistura de lambada com hip hop e os movimentos são rápidos e circulares.

É  com essa mistura de ritmos já conhecidos e novas linguagens que este mercado se move e coloca a dança  de salão de volta nas pistas e no gosto das pessoas.

Dançar faz bem

A dança de salão é um ótimo exercício para o corpo e para mente. E não importa muito a perfeição ou a velocidade com que se dança; o que interessa mesmo é o bem-estar. Qualquer pessoa pode aprender a dançar, não importa a idade, o tamanho, a aparência, o cargo, a posição social.

Nunca é tarde para incluir a dança na rotina diária. Ela proporciona uma alegria que influi na fisiologia e possibilita o desenvolvimento da coordenação motora, consciência corporal, conhecimento musical, inteligência e disciplina. E no caso da dança de salão, que é essencial em pares,trabalha o relacionamento social, confiança e auto-estima, alem de descarregar as tensões da dia-a-dia.

Além disso, é uma atividade cultural, pois as pessoas se interessam em conhecer a origem da dança, quem a criou, o significado da música, a época em que surgiu, enfim, a história de cada dança e de cada ritmo. É também uma ótima atividade física e mantém a forma.

Vide Bula – Publicação mensal do Hospital e Maternidade Brasil.

Ano XI nº 126 – Setembro/ 2006

Para saber mais sobre Aulas de Dança de Salão em Santo André 11 4426-9343
Aula de dança de Salão em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, 
Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Diadema, 
Atendemos a todo Grande ABC.