Turmas regulares de Pagode, Samba Rock e Samba de Gafieira!
Aulas
Pagode e Samba Rock às
sextas feiras das 19h30 às 20h30 ou aos
domingos das 17h00 às 18h00.
Samba de Gafieira
as segundas feiras das 21h00 às 22h00 ou aos
domingos das 16h00 às 17h00
Samba no Pé em aulas particulares.
Contamos também com diversos horários para níveis Iniciante I e II, Intermediário e Avançado, solicite informações!
Agende sua aula (11) 4426-9343/ 993575691 whatsapp
Não pode em nenhum destes horários!
Agende uma aula particular, escolha o dia e horário.
Salas climatizadas!
Inscrições na sede do Studio de Dança Renato Mota
Rua Marechal Floriano, 386 - Vila Gilda, Santo André, São Paulo, Brasil. Cep: 09190-470.
#escoladedanca #escoladedancadesalao #academiadedanca #cursosdedancadesalao
#aulasdedanca #renatomota #studiodedancarenatomota #escoladedancaemsantoandre
É uma dança simples e muito gostosa para curtir o parceiro e a boa música.
É um estilo mais técnico, por isso, mais fácil de aprender, porém tem grande variedade de passos.
Além das músicas tradicionais, pode-se também dançar em alguns rockinhos dos anos 60 de onde a dança se originou.
Quando vemos um casal dançando gafieira ou as mulatas nas escolas de samba, raramente lembramos que o samba tem muito mais de identidade brasileira do que podemos supor. O samba é o Brasil, tem cara de Brasil, tem ginga de Brasil. Não é a toa que Ary Barroso canta em sua famosa Aquarela: Ah, meu Brasil brasileiro, meu mulato inzoneiro, vou cantar-te nos meus versos...
Esta expressão típica de nossa cultura tem suas origens no chorinho e maxixe e seu aniversário oficial é comemorado em 1917, quando foi gravada a cancão “Pelo Telefone”, de Donga. Isto significa que este ritmo cadenciado, criado por escravos recém-libertos no Rio de Janeiro, completou em 2004, 83 anos. A Bahia também desempenhou um papel importante nesta história: ficaram famosos os pagodes feitos depois dos ritos dos orixás no começo do século XX. Além do Donga, outros famosos compositores iriam marcar para sempre a cultura popular do país. É o caso de Pixinguinha, do Sinho, do Ismael Silva e do Lamartine Babo, este ultimo canta uma das mais conhecidas marchinhas carnavalescas: “O teu cabelo, não nega a mulata”.
O malandro dá um tom subversivo ao samba. Frequente nas letras deste ritmo, este curioso personagem não só não queria trabalhar, como também passava as noites em intensa boemia e fazia um grande sucesso com as mulheres. Dono do tao comentado “jeitinho brasileiro”, ele não aceita a opressão econômica imposta pelas elites e toda a sua “vadiagem” é resposta aos salários baixos e à desigualdade social.
O samba também é revolucionário, pois muitos costumes, hábitos da sociedade brasileira sao mudados. Até entao a elite que era costumada aos ritmos europeus “comportados” da valsa, mazurca e da polca, adere a sensualidade nata dos batuques dos tantas, que atravessariam quase todo o século XX ganhando novas variacoes, tipos e nomes. Por exemplo, na década 1950, após o mundo vivenciar os efeitos da II Guerra Mundial, surge o samba cancao, nostálgico, lento e suave. 40 anos depois, surgiria em Sao Paulo o pagode, também lento e com muitas letras sobre as expressoes do amor. Samba-rock, samba de mesa, partido alto, até hoje eles ainda encantam brasileiros e estrangeiros.
Fica valendo aquela máxima: Quem não gosta de samba, bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça, ou é doente do pé...Ana Maria Dietrich
Fonte dessa Notícia : Texto de Andréa Moraes Alves FGV Editora, A dama e o cavalheiro: um estudo antropológico sobre envelhecimento, gênero e sociabilidade.
Venha fazer uma aula cortesia e conheça nosso trabalho.
Samba - A dança brasileira